Logo-2017

0

Mentirinhas de fubá e limão

05/06/2014 - 0 Comentários - Receitas | Biscoitos, Fubá, Limão

Continuando o post do título enorme, a receita das mentirinhas - que se chamam assim porque derretem na boca, nem parece que são de verdade.

Adaptei daqui.


0

Pães de fubá

05/06/2014 - 0 Comentários - Receitas | Fubá, Pão

Com o tempo frio, nada mais reconfortante que um pãozinho saído do forno.

Esse aqui é fofinho e delicioso, adaptado do wild yeast.

Ele tem tempos longos de crescimento, mas não exige que você fique se ocupando dele por muito tempo.


Pães de minuto, essa maravilha da humanidade!

Na verdade, eu chamaria estes pequeninos de bolos, porque são feitos com fermento químico em vez de fermento biológico. E essa é a razão pela qual eles ficam prontos tão depressa.

São ótimos para preparar um lanche rápido, pra quando alguém aparece em casa, para servir como desculpa pra ligar o forno em tardes geladas, esse tipo de coisa.

A receita vem de um livro que ganhei de um amigo no ano passado, chama "Bolinhos salgados e doces", da Ilona Chavancova.


1

Voltando a falar de comida: pão de fubá

03/09/2012 - 1 Comentários - Receitas | Café da manhã, Fubá

Enfim voltei com uma receita, gente.

Nos domingos em que se pode, gosto de deixar a casa organizada, fazer pão fresco e deixar a salada lavada. Ainda mais que amanhã chega uma visita muito especial - uma amiga que não vejo há uns 5 anos. E na quarta chega minha mãe.

Eu já tinha feito pãezinhos de fubá com uma receita do wild yeast, mas essa aqui é diferente porque é um filão. E porque adaptei da Dona Benta.

Olha, pra falar a verdade, adaptei um bocado. Mas como o estopim foi a receita do livro, vou escrever a versão dele no final do post.




Tenho um agradecimento a fazer, e o jeito que funciona melhor pra mim é preparar uma  doçurinha.

Escolhi essa receita porque acho que tem um tom sofisticado, e como o agradecimento é grande, fiz também cookies de chocolate e castanhas que adaptei da Patrícia.

Em português, os biscoitos de alecrim recheados com geléia de damasco ficam assim: