Logo-2017

2

Detalhes tão pequenos - Como fazer stencil para decorar bolos

19/01/2017 - 2 Comentários - Detalhes tão pequenos | Açúcar de confeiteiro, Bolo

Stencil, também conhecido como molde vazado, é uma técnica de decoração muito acessível e de resultados lindos. Serve pra deixar sua mensagem desde paredes e camisetas até bolos.

Basicamente, a gente recorta uma superfície, e a parte que tiramos do papel é o desenho que vai ser impresso. Acho que a foto ajuda a entender a ideia.

Gosto demais dessa brincadeira, então faço testes com desenhos mais detalhados, como o Nacho Libre da foto aí embaixo. Mas também já fiz bolo de aniversário só com alguns corações e acho lindo. A pedido da Rebeca, preparei este post explicando a técnica.

Quando quero fazer algo simples e ligeiro, uso papel comum ou papel manteiga, e corto o desenho com tesoura.
Riscar o desenho no papel antes de começar a cortar ajuda muito, embora se possa fazer à mão livre.


Quando faço um molde que será usado mais de uma vez, recorto em plástico de transparência (que se encontra em qualquer papelaria) ou em folhas de raio x. Como o material é um pouco grosso, neste caso prefiro usar estilete, apoiando o plástico sobre uma revista velha.
Também prefiro usar este material mais grosso quando o traçado escolhido tem formas complexas.

Para desenhos com mais de uma cor, primeiro imprimo ou faço o traçado em um papel à parte. A mesma quantidade de cores que o desenho vai ter, é a quantidade de moldes que vou recortar. Para isso, uso sempre folhas do mesmo tamanho, para garantir que consiga encaixar os elementos do desenho.

A seguir, copio somente a cor número 1 na primeira folha do material que será recortado. Na foto, estou copiando os traços da cor número 1 do retrato (roxo mais claro) para a folha de raio x.


Repito a operação utilizando uma folha nova para copiar somente as partes do desenho que têm a cor número 2 (neste exemplo, bordô). Em seguida, recorto cada um dos moldes.
Este stencil fiz para pintar em uma camiseta. Veja lado a lado o desenho original, o molde da cor 1, e o molde da cor 2.

A “tinta” que uso para decorar bolos com stencil é açúcar, canela em pó, cacau em pó, matcha... Pós fininhos que possa polvilhar em cima de um bolo. E como “pintar”?
- Com o bolo já desenformado e colocado no prato onde será servido, posiciono o molde em cima dele.
- Com a ajuda de uma peneira fina, polvilho a “tinta” (no caso aqui, canela).
- Retiro a folha com cuidado para não borrar.


- Posiciono o molde número 2, repito a operação. Se houver mais camadas de cor, continuo da mesma maneira até concluir o desenho.

 

Olha aí como fica festivo!

Essa técnica permite infinitas formas de expressão, inclusive a escrita. Vai depender da paciência e habilidade para recortar os traçados mais fininhos e curvos. Aqui, usei o stencil polvilhando açúcar no prato, só pra deixar uma mensagem fofa.

Um jeitinho particularmente lindo de usar stencil é dobrar uma folha de papel e fazer cortes meio aleatórios, fica como um caleidoscópio. Até fiz um gif, olha:

Você já decorou bolos assim? E camisetas? A sua casa? (olha ali meu cantinho de trabalhar: tem o Shaft, um Totoro que ganhei de presente da Bru, e umas flores em stencil convivendo com os cartazes impressos).

É bem divertido! Espero que o post tenha ficado claro, mas se houver dúvidas me chama.
PS: tem quem use stencil também para decorar latte.

Marca suas fotos no insta e no facebook com #blogflorarefosco pra eu ver sua arte e vem estampar o mundo comigo!
Qual é a sua dica para embelezar com simplicidade? Conta nos comentários.

17/05/2017 09:32:31

Laurici Wolf

Comentário
Muito bem explicado.Adorei.Grata.

Resposta da Flora
querida! <3

19/01/2017 10:34:41

Sandra

Comentário
Lindo post, Flora! Belas imagens e texto bem claro, explicativo sem ser convencionalmente didático. Outro título para o post seria: Quando a explicação vira poesia, ou Expresse-se, mas sem perder a fofura. Parabéns!!!

Resposta da Flora
Sandra, sua linda! <3 Obrigada pelo carinho, vamos stencilzar tudo por aí!

Deixar um Comentário